A prosódia é, numa definição direta, o nicho da gramática responsável pelo estudo das propriedas sonoras de vocábulos. Assim, é ela quem analisa e sistematiza a correta pronúncia e entonação de cada sílaba do léxico. Justamente por regular os inúmeros aspectos relacionados à correta fala, perpassando todo o idioma, a prosódia é uma campo linguístico imenso, um verdadeiro universo de agudos, graves, proparoxítonas e, inevitavelmente, erros. Dos deslizes relativos à pronúncia, pretendo tratar agora ( no futuro acabarei falando dos demais, que fique claro) daqueles que considero mais traiçoeiros: os relativos à dupla prosódia, id est, a dupla pronúncia.Pode parecer exagero tachar vocábulos que são meramente falados de dois jeitos diferente de traiçoeiros, mas a nossa última flor do Lácio é sempre surpreendente, tem sempre um segredinho morando na dobra das páginas dos dicionários que é necessário conhecer. Por exemplo, responda rápido: qual o correto, acrobata ou acróbata? Diz-se hieroglifo ou hieróglifo? Ambrosia ou ambrósia?
A verdade é que todas as formas acima estão corretíssimas, são perfeitamente equivalentes. Sua dupla prosódia possivelmente surgiu da entonação distinta dada às sílabas por falantes de determinados contextos, mas que têm respaldo na gramática. Um paulista, em algum momento ancestral dos infinitos éons da existência, disse "ambrosia", enquanto um soteropolitano falava "ambrósia", em meio a anfioxos, por um exemplo bem imaginativo. Ambas as formas são sustentadas normativamente - a primeira é paroxítona terminada em "a", que dispensa acento e a segunda é paroxítona terminada em ditongo crescente, o que justifica o sinal gráfico - e, por isso, se mantiveram no idioma.
Bem, interiorizar esse conhecimento, saber as formas duplas e corretas não é exatamente simples. Não há outra maneira para fazê-lo que não pelo contato com esses vocábulos. Seja na leitura, seja na prática de exercícios, seja pregando-os no espelho do banheiro e vê-los todo dia, é pela constante exposição às palavras que se adquire a noção daquilo que é o certo. E duas vezes certo.
********************************************************************************
Aqui está uma lista com os principais casos de dupla prosódia, para ajudar:
- acróbata (ó)/acrobata (ô)
- ambrósia (ó)/ambrosia (ô)
- anídrido/anidrido
- boêmia/boemia
- crisântemo/crisantemo (ê)
- hieróglifo (ó-ô)/hieroglifo (ô-ô)
- homília/homilia
- projétil (é)/projetil (ê)
- réptil (é)/reptil (ê)
- xérox (é)/xerox (ê)
- zangão/zangão
- Ortoepia ê)/Ortoépia

Nenhum comentário:
Postar um comentário